Pular para o conteúdo principal

A biologia do estresse e a ciência da esperança

Atualmente estão disponíveis diversos conteúdos com base científica em sites e canais da internet. De qualquer modo as informações que são transmitidas nem sempre refletem estudos e pesquisas que validem as afirmações que encontramos na internet.

Recomendo sempre aos meus pacientes que consultem artigos acadêmicos, sigam canais de profissionais registrados em seus conselhos e assistam os documentários realizados por instituições de credibilidade. A BBC sempre disponibiliza conteúdos incríveis e sempre aprofundados sobre diversas áreas da ciência. Um documentário é custoso e precisa de fontes confiáveis. Nesses documentários verifique se entrevistam profissionais especializados, mestres ou doutores, se você consegue encontrar os estudos citados no Google Acadêmico ou outras fontes de conteúdo cientifico. 

Informação é importante e temos mais acesso do que nunca hoje em dia, mas lembre-se de sempre pesquisar um pouco mais para não tomarmos como verdades algumas afirmações e teorias que são propagadas na internet. 

Recomendo hoje o canal Philos, da Globosat, que selecionou um grande número de documentários muito interessantes. Assisti recentemente ao excelente A Biologia do Estresse e a Ciência Da Esperança, que aborda o efeitos do estresse na infância na vida adulta. 



"A criança pode não se lembrar, mas o corpo lembra. Pesquisas recentes apontam uma perigosa síndrome biológica causada por abuso e negligências durante a infância. Projetos pioneiros de pediatria, educação e bem-estar social buscam proteger as crianças das graves consequências de um estresse e trauma precoces".

Vale muito a pena assistir para podermos entender o impacto dos eventos negativos que vivenciamos. Para os profissionais da saúde foi muito inspirador para pensarmos em maneiras de reduzir esse impacto e proporcionar mais bem estar físico e psicológico para pessoas que sofreram muitas privações emocionais e abusos na infância.

Esse documentário se chama Resiliência em inglês que significa para a psicologia a capacidade de um individuo suportar eventos aversivos adversos. Diante dos mesmos eventos, as pessoas respondem de maneira diferente, algumas são mais impactadas e adquirem prejuízos emocionais e até mesmo físicos. Em relação aos impactos psicológicos a ciência já possui mais evidências dessa relação, mas o documentário apresenta pesquisas que apontam para prejuízos na saúde física, mostrando que determinadas experiências necessitam de intervenção muito cedo, já na infância. É possível proporcionar acolhimento e desenvolver maior resiliência nas pessoas vítimas de abuso ou privação emocional, através de um cuidado especializado. 

Segue o site da Philos: 


O canal é por assinatura, mas disponibilizam 7 dias gratuitos para conhecerem. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Terapia Cognitivo-comportamental em dependência química

Revista Brasileira de Psiquiatria ISSN 1516-4446  versão impressa Rev. Bras. Psiquiatr. v.26 supl.1 São Paulo maio 2004 Terapias Cognitiva e Cognitivo-Comportamental em dependência química Cláudio Jerônimo da Silva I ; Ana Maria Serra II I Unidade de Pesquisa em Álcool e Droga (UNIAD) – Departamento de Psiquiatria – Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Medicina (UNIFESP/EPM) e Associação Brasileira de Psicoterapia Cognitiva (ABPC) II Instituto de Terapia Cognitiva (ITC) - São Paulo e Associação Brasileira de Psicoterapia Cognitiva Endereço para correspondência RESUMO Este artigo descreve o estado atual da Terapia Cognitiva, Comportamental, Prevenção de Recaída e Treinamento de Habilidades no tratamento de usuários de drogas. O objetivo é apresentar uma revisão sobre teorias e técnicas da Terapia Cognitiva e outras abordagens que dela derivam. Terapias Cognitiva e Comportamental, bem como Prevenção da Recaída e Treinamento d

Terapia Comportamental Dialética - DBT

A terapia comportamental Dialética (em inglês Dialectical Behavior Therapy - DBT) é um tratamento indicado para Transtorno Boderline e outros transtornos que envolvem estados emocionais intensos e descontrole de impulsos. Em janeiro de 2017, participei do curso de introdução para terapeutas DBT. Para resumir o que significa essa forma de tratamento, traduzi o texto que está na página do site Behavioral Tech. Para quem domina o inglês, estão postados diversos vídeos com explicações teóricas e depoimentos da própria autora  Marsha Linehan .    link para o texto em inglês:  http://behavioraltech.org/resources/whatisDBT.cfm Marsha Linehan O que é DBT? A terapia comportamental dialética (DBT) é um tratamento cognitivo-comportamental que foi originalmente desenvolvido para tratar indivíduos cronicamente suicidas diagnosticados com transtorno de personalidade boderline e agora é reconhecido como o padrão ouro no tratamento para esta população. Além disso, a pesquis

Psicodiagnóstico Cognitivo-Comportamental

O psicodiagnóstico realizado na área cognitivo-comportamental tem o propósito de avaliar o comportamento e sua relação funcional com o ambiente.  A noção de comportamento nesta abordagem refere-se a um conceito amplo onde o comportamento não significa apenas uma ação física ou verbal, mas sim uma relação complexa entre pensamentos, ações e sensações dentro de contingências reforçadoras ou punitivas. Na abordagem comportamental os sintomas são descritos como comportamentos disfuncionais que apresentam determinados padrões. Muitos destes padrões são descritos nos manuais de transtornos mentais (DSM e CID), que acabaram servindo de referência para definições diagnósticas e comunicação clara entre profissionais da saúde. O psicodiagnóstico possibilita que o profissional conheça as variáveis envolvidas na queixa do cliente e estabeleça as diretrizes de tratamento de acordo com sua linha de atuação.          Na prática clínica a entrevista é utilizada para que o profissional possa re