Profissional

Rosana Portes de Miranda 
Psicóloga Comportamental

Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde
CRP 08/11427


Sou especialista em Psicologia Clínica e da Saúde pela Faculdade Evangélica do Paraná e fiz a graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2001). Desde minha formação desenvolvi palestras e projetos comunitários na área social e educacional. Fui docente e coordenadora de trabalhos em grupo em projetos estaduais voltados ao treinamento de professores e gestores das escolas públicas do Paraná (PROGEST). Atuei como psicóloga clínica (psicoterapia breve) em treinamento de imersão no Instituto Maurino Veiga. Realizei pesquisa sobre dependência química e habilidades sociais e aprofundei meus conhecimentos sobre trabalhos e psicoterapias de grupo. Trabalho com atendimento clínico desde 2004 com foco nos transtornos de ansiedade, depressão e na dependência química (prevenção de recaída). Em parceria com o Instituto Marilza Mestre, ministro curso sobre técnicas para controle da dor e da ansiedade. 


Principais Cursos:


Terapia Dialectica (DBT): Teoria e Prática. Dialectica - Psicoterapia Baseada em evidências, SP - Brasil.


Bases Epistemológicas do Comportamentalismo. Universidade Positivo, PR - Brasil.


Metodologia de pesquisa. Universidade Positivo, PR - Brasil.


Terapia Cognitiva e Comportamental. Universidade Positivo, PR - Brasil.


Psicofarmacologia. Universidade Positivo, PR. - Brasil.


Neuropsicologia - Portal Educação de Campo Grande, PE - Brasil.

Técnicas para o controle da dor e da Ansiedade. Faculdade Inspirar, PR - Brasil.


Understanding Memory: Explaining the Psychology of Memory Throug Movies. Wesleyan University - USA.


Understanding the Brain: The neurobiology of Everyday Life. The University of Chicago - USA.


O psicólogo está habilitado para atendimento de diversas situações que causam sofrimento psíquico. As técnicas terapêuticas podem ser aplicadas em diversos casos e trazem resultados comprovados em diversos estudos científicos.

Minha atividade clínica está voltada para o atendimento de adolescentes e adultos e terapia de casal. Os tratamentos mais solicitados são para os transtornos depressivos, transtornos de ansiedade, medos e fobias (sociais e específicas) e dos transtornos compulsivos como compulsão alimentar e dependência química. 

O mais importante para um tratamento ser bem sucedido é a afinidade com um profissional capacitado e a disciplina para manutenção do tratamento. Antes de engajar num tratamento recomendo uma conversa inicial para que o paciente possa perceber suas sensações neste primeiro encontro e avaliar se se sente confortável e confiante na condução do profissional. Os tratamentos na linha Cognitivo-Comportamental são focados no problema e tendem a ter curta duração. 

Muitos pacientes mantém suas consultas após resolverem suas questões mais urgentes. Permanecem por sentirem progressos na forma de lidar com outras pessoas, com familiares e muitas vezes sentem evolução na atividade profissional, pois melhoram suas habilidades sociais e estratégicas. 


Escreva relatando suas dúvidas ou agende seu horário:

Contato: portesr@yahoo.com.br
Whatsapp:(41)999433660


Mais detalhes sobre meu histórico profissional


Formada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná no ano de 2001. Já na minha formação tive a oportunidade de trabalhar na Clínica Heindelberg trabalhando com pacientes psiquiátricos e dependentes químicos. Participei como membro da equipe terapêutica em intervenção com paciente com transtorno obsessivo compulsivo.

Na área Educacional realizei trabalhos na área da psicologia social no município de Tijucas do Sul/PR, onde participei do Projeto Da Rua pra Escola do Governo do Estado do Paraná. Neste trabalho prestei consultoria para escolas do município e realizei projetos para professores e pais de alunos.

Trabalhei como palestrante no Grupo Biologia e Saúde realizando palestras preventivas e educativas para aproximadamente 4.200 alunos das escolas públicas e particulares e instituições educacionais de Curitiba e Região Metropolitana.

Ainda em formação realizei atendimento da população carente do bairro Uberaba e treinamento da equipe de agentes comunitários (Unidades de Saúde de Curitiba). Na área organizacional participei da implantação da Qualidade Total na Livrarias Curitiba que envolveu a introdução do conceito de 5S, treinamento de equipes para banco de talentos. Na área educacional desenvolvi consultoria para escolas públicas de Curitiba e Região Metropolitana. 

No ano de 2000 participei como estagiária na Universidade do Professor, no Centro de Capacitação de Faxinal do Céu/PR, onde permaneci mais dois anos já como membro da equipe do Instituto Rubens Portugal como monitora pedagógica desenvolvendo trabalhos com grupos para aprimoramento da Gestão na Educação. Foram oito eventos denominados PROGEST – Programa de Aprimoramento da Gestão na Educação, destinados aos gestores das escolas públicas do Paraná e dois eventos denominados Somos Todos Educadores para funcionários das escolas públicas do Paraná.

Na Universidade do Professor realizei trabalhos para Assessoria de Mobilização Educacional da Secretaria de Estado da Educação em eventos para diretores e representantes das Associações de Pais e Mestres das escolas públicas do Paraná. Realizei trabalhos com grupos em evento sobre Educação Inclusiva promovido pela Secretaria de Estado da Educação.

Em abril de 2008 ingressei na equipe do Instituto Maurino Veiga com a tarefa de realizar suporte psicológico aos participantes dos treinamentos de imersão chamados Evolution I. Os treinamentos baseados nos estudos da PNL (Programação Neurolinguística) visavam alterações na percepção, atitude e motivação dos participantes. Permaneci como psicóloga da equipe durante dois anos atendendo mais de 500 treinandos.

Desde minha formação em 2001 iniciei consultorias para empresas, atendimento clínico em consultório e coordenação de trabalhos em grupos para redução de stress e ansiedade e controle de compulsões e vícios na abordagem cognitivo-comportamental. Realizei atendimento clínico em pacientes/clientes com síndrome do pânico, transtorno obsessivo-compulsivo - TOC, dependência química e depressão, transtorno de estresse pós-traumático - TEPT e fobias sociais realizando intervenção em programas de habilidades sociais. Em parceria com o Instituto Marilza Mestre realizei pesquisa e tratamento de fobias (www.marilzamestre.com).

Além do trabalho voltado aos transtornos psicológicos realizei orientação para desenvolvimentos de habilidades de comunicação, orientação para desenvolvimento profissional, orientação para cuidadores de idosos e casais.


Em 2006 realizei Especialização em Psicologia Clínica e Saúde – do consultório ao hospital na Faculdade Evangélica do Paraná (621 horas) onde escrevi meu Trabalho de Conclusão de Curso com o tema Relação entre o conceito de Habilidades Sociais e os Doze Passos de Narcóticos Anônimos com orientação de Giovana Munhoz da Rocha. O artigo resumido da pesquisa está no blog: 

http://psicologiaetratamento.blogspot.com.br/search/label/narc%C3%B3ticos%20an%C3%B4nimos


Em 2013 recebi o convite para atuar como psicóloga na Comunidade Terapêutica Passos para dependentes químicos onde realizei acompanhamento dos pacientes internados. Atualmente as atividades profissionais são clínicas e os estudos estão voltados para tratamentos da ansiedade e dependência química na abordagem cognitivo-comportamental e neurociências.


Desde 2015 me dedico aos cursos de neuropsicologia e aprimoramento nas abordagens para psicologia clínica. Em janeiro de 2017, realizei o curso de 32 horas de introdução na Terapia Comportamental Dialética (DBT). A DBT é uma forma de tratamento baseado nos princípios da análise do comportamento, filosofia dialética e uso de estratégias budistas como o mindfulness e treino de habilidades em grupo. 

 






Nenhum comentário:

Postar um comentário