Pular para o conteúdo principal

Profissional

Rosana Portes de Miranda 
Psicóloga Comportamental (ACT)


Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde

CRP 08/11427


Sou especialista em Psicologia Clínica e da Saúde pela Faculdade Evangélica do Paraná e fiz a graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2001). Desde minha formação desenvolvi palestras e projetos comunitários na área social e educacional. Fui docente e coordenadora de trabalhos em grupo em projetos estaduais voltados ao treinamento de professores e gestores das escolas públicas do Paraná (PROGEST). Atuei como psicóloga clínica (psicoterapia breve) em treinamento de imersão no Instituto Maurino Veiga. Realizei pesquisa sobre dependência química e habilidades sociais e aprofundei meus conhecimentos sobre trabalhos e psicoterapias de grupo. Trabalho com atendimento clínico desde 2004 com foco nos transtornos de ansiedade, depressão e na dependência química (prevenção de recaída). 



Principais Cursos:


Formação em Terapia de Aceitação e Compromisso - MG, Brasil.

Estratégia de Prevenção de Recaída. Grupo Walden - Brasil

Terapia cognitivo-comportamental na dependência química. Wainer Psicologia Cognitiva, RS, Brasil.

Curso de extensão sobre Suicídio: Abordagem Psicossocial. Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba - Brasil.


Terapia Dialectica (DBT): Teoria e Prática. Dialectica - Psicoterapia Baseada em evidências, SP - Brasil.


Intervenção com agressores conjugais: identificação, intervenção e situações de crise. (Ministrado pelo Professor Dr. Sidnei Rinaldo Priolo Filho). Azschi - Cursos, livros e eventos. Curitiba - PR

Personalidade, psicopatia e comportamento antissocial (Ministrado pelo Dr. Antonio de Pádua Serafim). Azschi - Cursos, livros e eventos. Curitiba - PR

Curso de Capacitação para aplicação do Protocolo NICHD (Entrevista investigativa com crianças vítimas de violência ministrado pelo Prof. Me. Carlos Aznar Blefari). Azschi - Cursos, livros e eventos. Curitiba - PR

Técnicas para o controle da dor e da Ansiedade. Faculdade Inspirar, PR - Brasil.

Bases Epistemológicas do Comportamentalismo. Universidade Positivo, PR - Brasil.

Terapia Cognitiva e Comportamental. Universidade Positivo, PR - Brasil.


Psicofarmacologia. Universidade Positivo, PR. - Brasil.


Neuropsicologia - Portal Educação de Campo Grande, PE - Brasil.




MOOCS Coursera:

Saúde baseada em Evidências. Universidade Estadual de Campinas, SP - Brasil.

Compreendendo a memória: explicando a psicologia da memória através dos filmes. Wesleyan University - USA.

Compreendendo o cérebro: A neurobiologia da vida cotidiana. The University of Chicago - USA.

A ciência do Bem Estar (psicologia positiva). Yale University - USA

A ciência do Sucesso: o que os pesquisadores sabem que você deveria saber. University of Michigan - USA

Stanford Introduction to food and health (Introdução a alimentação e saúde). Stanford University - USA 

Emoções e as desordens emocionais. The open university - Reino Unido.



O psicólogo está habilitado para atendimento de diversas situações que causam sofrimento psíquico. As técnicas terapêuticas podem ser aplicadas em diversos casos e trazem resultados comprovados em diversos estudos científicos.

Minha atividade clínica está voltada para o atendimento de adolescentes e adultos e terapia de casal. Os tratamentos mais solicitados são para os transtornos depressivos, transtornos de ansiedade, medos e fobias (sociais e específicas) e dos transtornos compulsivos como compulsão alimentar e dependência química. 

O mais importante para um tratamento ser bem sucedido é a afinidade com um profissional capacitado e a disciplina para manutenção do tratamento. Antes de engajar num tratamento recomendo uma conversa inicial para que o paciente possa perceber suas sensações neste primeiro encontro e avaliar suas sensações com o profissional. É importante que o paciente confie e se sinta acolhido pela condução do profissional. 

Muitos pacientes mantém suas consultas após resolverem suas questões mais urgentes. Permanecem por sentirem progressos na forma de lidar com outras pessoas, com familiares e muitas vezes sentem evolução na atividade profissional, pois melhoram suas habilidades sociais e estratégicas. 


Escreva relatando suas dúvidas ou agende seu horário:

Contato: portesr@yahoo.com.br

Whatsapp:(41)999433660



Mais detalhes sobre meu histórico profissional


Formada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná no ano de 2001. Já na minha formação tive a oportunidade de trabalhar na Clínica Heindelberg trabalhando com pacientes psiquiátricos e dependentes químicos. Participei como membro da equipe terapêutica em intervenção com paciente com transtorno obsessivo compulsivo.

Na área Educacional realizei trabalhos na área da psicologia social no município de Tijucas do Sul/PR, onde participei do Projeto Da Rua pra Escola do Governo do Estado do Paraná. Neste trabalho prestei consultoria para escolas do município e realizei projetos para professores e pais de alunos.

Trabalhei como palestrante no Grupo Biologia e Saúde realizando palestras preventivas e educativas para aproximadamente 4.200 alunos das escolas públicas e particulares e instituições educacionais de Curitiba e Região Metropolitana.

Ainda em formação realizei atendimento da população carente do bairro Uberaba e treinamento da equipe de agentes comunitários (Unidades de Saúde de Curitiba). Na área organizacional participei da implantação da Qualidade Total na Livrarias Curitiba que envolveu a introdução do conceito de 5S, treinamento de equipes para banco de talentos. Na área educacional desenvolvi consultoria para escolas públicas de Curitiba e Região Metropolitana. 

No ano de 2000 participei como estagiária na Universidade do Professor, no Centro de Capacitação de Faxinal do Céu/PR, onde permaneci mais dois anos já como membro da equipe do Instituto Rubens Portugal como monitora pedagógica desenvolvendo trabalhos com grupos para aprimoramento da Gestão na Educação. Foram oito eventos denominados PROGEST – Programa de Aprimoramento da Gestão na Educação, destinados aos gestores das escolas públicas do Paraná e dois eventos denominados Somos Todos Educadores para funcionários das escolas públicas do Paraná.

Na Universidade do Professor realizei trabalhos para Assessoria de Mobilização Educacional da Secretaria de Estado da Educação em eventos para diretores e representantes das Associações de Pais e Mestres das escolas públicas do Paraná. Realizei trabalhos com grupos em evento sobre Educação Inclusiva promovido pela Secretaria de Estado da Educação.

Em abril de 2008 ingressei na equipe do Instituto Maurino Veiga com a tarefa de realizar suporte psicológico aos participantes dos treinamentos de imersão chamados Evolution I. Os treinamentos baseados nos estudos da PNL (Programação Neurolinguística) visavam alterações na percepção, atitude e motivação dos participantes. Permaneci como psicóloga da equipe durante dois anos atendendo mais de 500 treinandos.

Desde minha formação em 2001 iniciei consultorias para empresas, atendimento clínico em consultório e coordenação de trabalhos em grupos para redução de stress e ansiedade e controle de compulsões e vícios na abordagem cognitivo-comportamental. Realizei atendimento clínico em pacientes/clientes com síndrome do pânico, transtorno obsessivo-compulsivo - TOC, dependência química e depressão, transtorno de estresse pós-traumático - TEPT e fobias sociais realizando intervenção em programas de habilidades sociais. Através do Instituto Marilza Mestre me aperfeiçoei no tratamento das fobias (www.marilzamestre.com).

Além do trabalho voltado aos transtornos psicológicos realizei orientação para desenvolvimentos de habilidades de comunicação e orientação para desenvolvimento profissional.


Em 2006 realizei Especialização em Psicologia Clínica e Saúde – do consultório ao hospital na Faculdade Evangélica do Paraná (621 horas) onde escrevi meu Trabalho de Conclusão de Curso com o tema Relação entre o conceito de Habilidades Sociais e os Doze Passos de Narcóticos Anônimos com orientação de Giovana Munhoz da Rocha. O artigo resumido da pesquisa está no blog: 

http://psicologiaetratamento.blogspot.com.br/search/label/narc%C3%B3ticos%20an%C3%B4nimos


Em 2013 recebi o convite para atuar como psicóloga na Comunidade Terapêutica Passos para dependentes químicos onde realizei acompanhamento dos pacientes internados. Desde 2015 me dedico aos cursos de neuropsicologia e aprimoramento nas abordagens para psicologia clínica. Em janeiro de 2017, realizei o curso de 32 horas de introdução na Terapia Comportamental Dialética (DBT). A DBT é uma forma de tratamento baseado nos princípios da análise do comportamento, filosofia dialética e uso de estratégias budistas como o mindfulness e treino de habilidades em grupo. Esta abordagem é muito eficaz no tratamento do transtorno borderline e possui bons resultados com pacientes que sofrem com uma intensa invasão emocional negativa e comportamentos impulsivos.  

Em 2019 finalizei a formação em terapia de aceitação e compromisso, ACT, que é uma terapia baseada em evidências com sua base na análise do comportamento (conhecida como terapia comportamental). As chamadas terapias de terceira onda são teorias que possuem suas bases nas teorias cognitivas e comportamentais e são comprometidas com a busca de evidências dos métodos. A terapia de aceitação e compromisso possui uma visão diferenciada dos transtornos emocionais, considerando o foco do tratamento a construção de uma vida valorosa que traga sentido para vida do paciente. É uma abordagem que não fica centrada na redução de sintomas (sentimentos negativos), ela ensina o paciente a colocar foco e atenção na construção de atitudes voltadas ao seu crescimento pessoal e fornece assim maior resiliência para enfrentar sentimentos e situações desconfortáveis. 

Atualmente além das atividades clínicas, coordeno grupos de pacientes com ansiedade social (fobia social). Nesta atividade os pacientes desenvolvem habilidades sociais, praticam a exposição e a conversa em grupo e aprendem sobre suas emoções e cognições.   

 






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Terapia Comportamental Dialética - DBT

A terapia comportamental Dialética (em inglês Dialectical Behavior Therapy - DBT) é um tratamento indicado para Transtorno Boderline e outros transtornos que envolvem estados emocionais intensos e descontrole de impulsos. Em janeiro de 2017, participei do curso de introdução para terapeutas DBT. Para resumir o que significa essa forma de tratamento, traduzi o texto que está na página do site Behavioral Tech. Para quem domina o inglês, estão postados diversos vídeos com explicações teóricas e depoimentos da própria autora  Marsha Linehan .    link para o texto em inglês:  http://behavioraltech.org/resources/whatisDBT.cfm Marsha Linehan O que é DBT? A terapia comportamental dialética (DBT) é um tratamento cognitivo-comportamental que foi originalmente desenvolvido para tratar indivíduos cronicamente suicidas diagnosticados com transtorno de personalidade boderline e agora é reconhecido como o padrão ouro no tratamento para esta população. Além disso, a pesquis

Psicodiagnóstico Cognitivo-Comportamental

O psicodiagnóstico realizado na área cognitivo-comportamental tem o propósito de avaliar o comportamento e sua relação funcional com o ambiente.  A noção de comportamento nesta abordagem refere-se a um conceito amplo onde o comportamento não significa apenas uma ação física ou verbal, mas sim uma relação complexa entre pensamentos, ações e sensações dentro de contingências reforçadoras ou punitivas. Na abordagem comportamental os sintomas são descritos como comportamentos disfuncionais que apresentam determinados padrões. Muitos destes padrões são descritos nos manuais de transtornos mentais (DSM e CID), que acabaram servindo de referência para definições diagnósticas e comunicação clara entre profissionais da saúde. O psicodiagnóstico possibilita que o profissional conheça as variáveis envolvidas na queixa do cliente e estabeleça as diretrizes de tratamento de acordo com sua linha de atuação.          Na prática clínica a entrevista é utilizada para que o profissional possa re

Terapia Cognitivo-comportamental em dependência química

Revista Brasileira de Psiquiatria ISSN 1516-4446  versão impressa Rev. Bras. Psiquiatr. v.26 supl.1 São Paulo maio 2004 Terapias Cognitiva e Cognitivo-Comportamental em dependência química Cláudio Jerônimo da Silva I ; Ana Maria Serra II I Unidade de Pesquisa em Álcool e Droga (UNIAD) – Departamento de Psiquiatria – Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Medicina (UNIFESP/EPM) e Associação Brasileira de Psicoterapia Cognitiva (ABPC) II Instituto de Terapia Cognitiva (ITC) - São Paulo e Associação Brasileira de Psicoterapia Cognitiva Endereço para correspondência RESUMO Este artigo descreve o estado atual da Terapia Cognitiva, Comportamental, Prevenção de Recaída e Treinamento de Habilidades no tratamento de usuários de drogas. O objetivo é apresentar uma revisão sobre teorias e técnicas da Terapia Cognitiva e outras abordagens que dela derivam. Terapias Cognitiva e Comportamental, bem como Prevenção da Recaída e Treinamento d