Pular para o conteúdo principal

Tratamentos

A Terapia Comportamental (TC) é indicada para transtorno de ansiedade, transtorno de ansiedade generalizada (TAG), transtorno obsessivo compulsivo (TOC), síndrome do pânico, fobia, fobia social, compulsão, trauma, timidez excessiva, dependência química, depressão, transtorno bipolar, transtorno alimentar.

Além dessas situações a TC pode auxiliar em diversas situações de sofrimento psíquico, pois reduz o sofrimento psicológico e possibilita a aquisição de novos comportamentos. 

O primeiro contato para agendamento de consultas deve ser feito por e-mail ou via whatsApp.  

 
Modalidades de atendimentos especializados:



1. Desenvolvimento de habilidades sociais e profissionais – autoestima, planejamento de carreira, marketing pessoal, habilidades de comunicação na área pessoal e profissional, organização do tempo e técnicas de redução do estresse. Esse trabalho é realizado para pessoas que desejam aperfeiçoar estratégias de comunicação e também para pessoas com dificuldades de relacionamento ou timidez excessiva que precisam de maiores ferramentas nos relacionamentos.


2. Tratamento de fobias e ansiedade – técnicas de relaxamento progressivo, enfrentamento dos medos com métodos comportamentais de aproximação sucessiva e alteração de crenças disfuncionais. Os transtornos de ansiedade podem ser intensos ou apresentar apenas sintomas leves, mas que trazem prejuízos nas atividades de modo geral. Os transtornos de ansiedade respondem bem ao tratamento e necessitam de exercícios posteriores que previnem a intensificação das reações de medo.


3. Tratamento em grupo do transtorno de ansiedade social - realização de encontros quinzenais em grupo para exposição gradual que é uma técnica comportamental para tratamento da ansiedade. Além da exposição em grupo, os pacientes adquirem habilidades sociais necessárias para melhor enfrentamento dos medos em situações sociais. Os participantes progridem repeitando seus limites e aprendendo a expressar seus sentimentos e entender suas cognições disfuncionais.



4. Tratamento dos transtornos compulsivos – diagnóstico e técnicas de modificação de comportamento compulsivo para melhoria do controle dos impulsos alimentares, jogos, sexuais, compras, computador e dependências químicas. Tratamento de familiares para compreensão do transtorno, técnicas de manejo comportamental familiar e redução do estresse.

5. Terapia de Casal - avaliação de padrões de comunicação disfuncionais e direcionamento para resolução de conflitos. A terapia de casal pode esclarecer pontos discordantes de uma relação ou orientar o casal para uma tomada de decisão mais consciente e racional.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Terapia Comportamental Dialética - DBT

A terapia comportamental Dialética (em inglês Dialectical Behavior Therapy - DBT) é um tratamento indicado para Transtorno Boderline e outros transtornos que envolvem estados emocionais intensos e descontrole de impulsos. Em janeiro de 2017, participei do curso de introdução para terapeutas DBT. Para resumir o que significa essa forma de tratamento, traduzi o texto que está na página do site Behavioral Tech. Para quem domina o inglês, estão postados diversos vídeos com explicações teóricas e depoimentos da própria autora  Marsha Linehan .    link para o texto em inglês:  http://behavioraltech.org/resources/whatisDBT.cfm Marsha Linehan O que é DBT? A terapia comportamental dialética (DBT) é um tratamento cognitivo-comportamental que foi originalmente desenvolvido para tratar indivíduos cronicamente suicidas diagnosticados com transtorno de personalidade boderline e agora é reconhecido como o padrão ouro no tratamento para esta população. Além disso, a pesquis

Psicodiagnóstico Cognitivo-Comportamental

O psicodiagnóstico realizado na área cognitivo-comportamental tem o propósito de avaliar o comportamento e sua relação funcional com o ambiente.  A noção de comportamento nesta abordagem refere-se a um conceito amplo onde o comportamento não significa apenas uma ação física ou verbal, mas sim uma relação complexa entre pensamentos, ações e sensações dentro de contingências reforçadoras ou punitivas. Na abordagem comportamental os sintomas são descritos como comportamentos disfuncionais que apresentam determinados padrões. Muitos destes padrões são descritos nos manuais de transtornos mentais (DSM e CID), que acabaram servindo de referência para definições diagnósticas e comunicação clara entre profissionais da saúde. O psicodiagnóstico possibilita que o profissional conheça as variáveis envolvidas na queixa do cliente e estabeleça as diretrizes de tratamento de acordo com sua linha de atuação.          Na prática clínica a entrevista é utilizada para que o profissional possa re

Terapia Cognitivo-comportamental em dependência química

Revista Brasileira de Psiquiatria ISSN 1516-4446  versão impressa Rev. Bras. Psiquiatr. v.26 supl.1 São Paulo maio 2004 Terapias Cognitiva e Cognitivo-Comportamental em dependência química Cláudio Jerônimo da Silva I ; Ana Maria Serra II I Unidade de Pesquisa em Álcool e Droga (UNIAD) – Departamento de Psiquiatria – Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Medicina (UNIFESP/EPM) e Associação Brasileira de Psicoterapia Cognitiva (ABPC) II Instituto de Terapia Cognitiva (ITC) - São Paulo e Associação Brasileira de Psicoterapia Cognitiva Endereço para correspondência RESUMO Este artigo descreve o estado atual da Terapia Cognitiva, Comportamental, Prevenção de Recaída e Treinamento de Habilidades no tratamento de usuários de drogas. O objetivo é apresentar uma revisão sobre teorias e técnicas da Terapia Cognitiva e outras abordagens que dela derivam. Terapias Cognitiva e Comportamental, bem como Prevenção da Recaída e Treinamento d